quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

QUANTO VALE?

Quanto vale o seu trabalho?
Por exemplo, um trabalhador que precisa acordar de madrugada para atravessar a cidade tomando dois ônibus; que viaja por duas horas para assim chegar antes das oito no trabalho, pra depois fazer o mesmo percurso a fim de chegar em casa quase no início da outra madrugada, isso se não chover, e que ganha menos de R$1.000,00 por mês, tem um salário justo?
(Não se contam as horas em que ele precisou viajar pra chegar ao trabalho.)
Nessa lista contam-se os trabalhadores domésticos, trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos, e tantos outros que dão sutentação ao País.

Há poucos dias todos nós ficamos indignados com os nossos legisladores. O aumento dos próprios salários por si só já foi um absurdo; agora veio o "efeito cascata".
O Jornal de Londrina  publicou hoje uma matéria assinada por Sandra Moser/GP que informa o novo salário do Governador do Estado do Paraná, do Vice, dos Secretários. Vão receber $28.100, $26.700, e $18.900, respectivamente, e para isso já prepararam alguns cortes. Parece que querem reduzir os recursos destinados à Educação diminuindo o número de professores e aumentando o número de alunos por turma.
Outro absurdo! O País só mudará mediante a Educação, mas parece que "emburrecer" a população é mais interessante e vantajoso para algumas "raposas da política". "-Quanto menos souberem, mais fácil de controlá-los!" - diria Maquiavel, para quem "os fins justificavam os meios".
Preparem-se: em breve o aumento vai "atingir" os Prefeitos, Vices, Secretários e Vereadores, menos, é claro, o trabalhador que, aliás, vai ter que trabalhar mais pra manter os políticos e aqueles que não trabalham e vivem às custas do Governo.

Jesus ensina: "a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." (Mat.22.21), mas a Bíblia também alerta: "Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas.O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês tem condenado e matado o justo,  sem que ele ofereça resistência." (Tg5.1-6).


Devemos "dar a César", mas também devemos exigir que o "César" devolva em obras de justiça para todos,conforme a própria Constituição exige dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário