quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NEM TUDO É MEL.

"Não vemos as coisas como elas são, mas sim como elas nos parecem." (Talmude).

Voltando de Londrina na tarde de hoje, decidimos parar numa banca à beira da estrada.
Ali se vendem desde uvas finas até brinquedos. Como queriamos comprar uvas, acabamos dispondo de alguns minutos para olhar as estantes. Uma delas me chamou muito a atenção: sobre ela estavam alguns vidros com mel; um mel tão cristalino de fazer qualquer um se encantar, especialmente pelo fato de que havia dentro do mesmo vidro um lindo pedaço de favo.
Quem nunca se lambuzou com um favo de mel?
Perguntei ao vendedor: "Esse mel é puro mesmo?". Que bobagem. Ele diria que não, por acaso?!
Nosso genro Filipe chega amanhã e, como ele é apaixonado por mel, resolvi levar um vidro pra serví-lo enquanto estiver em nossa casa. Pensei: "Esse mel vai agradar e chamar a atenção com esse favo maravilhoso aí dentro. Eles vão gostar."
Normalmente compro mel na região de Prudentópolis - mel de altíssima qualidade -, mas como estamos sem mel em casa, resolvi levar aquele, mesmo sem um rótulo de identificação do produtor. O favo seria a garantia de um mel de qualidade, mas quanto ao restante ...?!
Quando chegamos em casa, a Ju resolveu abrir logo o vidro para provar aquele mel maravilhoso com pão tipo caseiro. Não falou nada. Esperou que eu perguntasse o que ela achara do mel. Não demorei a fazer-lhe a pergunta, dizendo que eu "desconfiava que não era mel puro." Ela deu um sorriso e disse: "E não é mesmo!" Em seguida provei o líquido espesso e amarelado que estava banhando o lindo favo de mel. Puro xarope! Quando cheiro o mel puro, minhas narinas ardem. O xarope não causou nem coceira. Resolvi então tirar o favo do banho de xarope e experimentá-lo. Continha mel, mas o mel já estava sendo contaminado pelo gosto de calda de açúcar ou sei lá de que. Aprendi mais uma lição: Nem tudo é mel! Pode parecer mas não é! Não tem os mesmos nutrientes, não foi produzido da mesma maneira... É pura safadeza, pensei!
Mas e quanto àqueles que falsificam a Palavra de Deus?!
Quanto mais uma mentira se parece com a verdade, mais perigosa ela fica! Portanto, examine bem se aquilo que você tem ouvido não é uma palavra falsificada, tão envolvida em mentiras que a verdade que havia já está perdendo a sua essência!
Lembremo-nos sempre: nem tudo é mel!
Ah! Quase ia me esquecendo: as uvas estavam ótimas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário