quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O PENHOR

Efésios 1:13-14

[...] fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor de nossa herança, até ao resgate de sua propriedade em louvor da sua glória.

Quando eu ainda era criança, convivia bastante com a ideia e a prática do penhor. Meu pai tinha um pequeno abatedouro e um açougue. A vida era bem trabalhosa naqueles dias. Ele precisava levantar-se bem cedo - antes do nascer do sol - para ir buscar os porcos pelos sítios da região. Levava "dinheiro vivo". Carregava os bichos em sua caminhonete, uma F 100, pagava o colono e voltava rapidamente para o açougue a fim de abater os animais e prepará-los para a venda ainda naquele dia.
Bem, para vender o produto, não era da mesma maneira. Alguns pagavam à vista, como o "Seo Santo", "Seo Sissi" e outros; mas a maioria comprava "no caderno". Penduravam a conta que, quando acumulada, podia chegar a valer mais do que meia dúzia de porcos. Então eles eram "lembrados" da dívida. Quando não conseguiam pagar, muitas vezes deixavam objetos pessoais ou da casa como penhor. Vi pessoas deixarem rádios, relógios, revólver, máquina fotográfica e até geladeira. Como demorassem a buscar os penhores, certa feita passamos a usar uma geladeira. Quando já estávamos acostumando com a ideia de ter um refrigerador em casa, chegou o devedor para quitar a dívida e resgatar o penhor. Lá se foi a geladeira.
Isso sempre se repetia e foi assim que aprendi o valor de um penhor. Ele é só a garantia de pagamento de uma promessa. Por melhor que seja o penhor, a promessa cumprida se torna muitas vezes melhor!
E assim será no Dia do SENHOR! Ele já pagou o preço de nossa redenção. Pagou tudo! Não resta nada a pagar! Porém, como Ele ainda não retirou o "produto", deixou como garantia de que virá buscá-lo, o Seu Selo, a Sua Marca. Seu próprio Espírito Santo identifica o Seu "produto" e é a garantia, o penhor de que Ele cumprirá a Sua promessa:  "E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver." João 14:3.
Somos de Deus, comprados pelo precioso sangue de Seu Filho, e temos o Selo da Promessa. Por isso Paulo exorta os crentes a não entristecerem ao Espírito Santo "com o qual estais selados para o dia da redenção" (Ef.4:30).
Ele, o Espírito Santo, é a nossa garantia. Não é uma religião, uma denominação, uma credencial, um diploma de Teologia...é o Espírito Santo!
Conforme o Dr Shedd, o Espírito Santo "não é somente a 'entrada' paga que comprova a posse dAquele que nos comprou e selou (Ef. 1:3; 4:30), mas a própria garantia da qualidade de vida que termos no céu". Acrescento: o que será bem melhor do que tudo que desfrutamos hoje!
Lembrem-se: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa,o povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz I Pedro 2:9.
Veja ainda: Filipenses 1:6, I Coríntios 1:21 e 22; 5:5; Romanos 8:11, 17, 20-25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário